Governo assina contrato que beneficiará 70 mil famílias da zona rural na Bahia

Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Semiárida da Bahia
Arquivo/JBO

Atender a população pobre do meio rural, incluindo agricultores familiares, quilombolas, indígenas e assentados de reforma agrária. Com esse propósito, foi assinado nesta quarta-feira (20), na sede da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), um contrato entre o governo estadual e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para viabilizar o início das atividades do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Semiárida da Bahia (Pró-Semiárido).

A nova operação será realizada com o Fida e terá, no total, US$ 100 milhões de recursos financeiros, atendendo 70 mil famílias da zona rural na Bahia. A área de atuação se concentrará no semiárido, contemplando 30 municípios do estado, situados em cinco territórios de identidade, garantindo a geração de empregos e ampliação dos serviços de assistência técnica, entre outras ações.

Também serão beneficiados alguns municípios atendidos pelo projeto Gente de Valor/Prodecar, apoiando as iniciativas de cunho econômico que ainda não tiveram tempo para se consolidar, especialmente as cadeias produtivas do mel, mandioca, umbu, ouricuri, caprinovinocultura e caju.

O objetivo geral do Pró-Semiárido é contribuir para a redução da pobreza rural, por meio do desenvolvimento sustentável da produção, da geração de emprego e renda em atividades agropecuárias e não agropecuárias e a ampliação do capital humano e social. O projeto organizará as atividades por meio dos eixos de Desenvolvimento Produtivo, Desenvolvimento de Capital Humano e Social e Administração. Entre as principais ferramentas para a implementação do projeto estão a Assessoria Técnica, o Financiamento de Investimentos Produtivos e Ambientais, a Sensibilidade de Gênero e a Geração e o Acesso às Políticas Públicas.

O órgão executor do projeto será a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), sendo o Pró-Semiárido implementado por uma Unidade Gestora do Projeto (UGP), inserida na CAR. Os escritórios locais terão a responsabilidade de conduzir as atividades do projeto no campo, sendo ainda a implementação feita por meio de contratos com agências governamentais e entidades da sociedade civil.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura os secretários estaduais do Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, da Fazenda, Manoel Vitório, o subsecretário da Fazenda, João Aslan, a procuradora da Fazenda Nacional, Ana Rachel Silva, o diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça, o coordenador do Pró-Semiárido, César Maynart, e o oficial Nacional de Programa do Fida, Hardi Michael Wulf Vieira.